Como evitar fraudes na minha conta de e-mail?

Descubra o que pode ser feito para você evitar fraudes na sua conta de e-mail. 

Ao fazer o login em um sistema de webmail já temos o costume de informar nosso usuário e senha. Ao encontrar um formulário falso, sem perceber sua falsidade, informar o usuário e senha de acesso não parece uma tarefa fora do comum.

Usar um programa de envio e recebimento de e-mails também requer medidas de segurança veja a seguir também nossas dicas para esta opção.

O que pode ser feito antes de acessar o webmail:

1. Verificar o endereço do site. Se estiver usando o sistema de webmail da sua empresa verifique se o endereço que está aparecendo no navegador é o domínio do site da empresa. Por exemplo, HTTPS://webmail.empresa.com ou HTTPS://www.empresa.com/webmail. Veja abaixo o endereço de login oficial dos sistemas de webmail gratuitos mais usados:
https://accounts.google.com (GMail)
https://login.live.com (Hotmail)
https://login.yahoo.com (Yahoo)

2. Verifique se o endereço do site começa com HTTPS://. Caso o endereço de seu sistema de webmail esteja apenas com HTTP:// adicione um S ao HTTP:// para que comece com HTTPS://. O endereço HTTPS:// garante que os seus dados são encriptados e não poderão ser capturados no meio do caminho.

3. Não salve a sua senha. Os navegadores como o Internet Explorer, Firefox e etc costumam perguntar se queremos salvar a nossa senha de acesso, NÃO use esta opção pois ao salvar a sua senha de acesso ao sistema de webmail no navegador caso seu computador seja infectado por algum vírus este terá acesso as suas senhas.

Usando um programa de envio e recebimento de e-mails como Outlook, Opera, Thunderbird e etc.

4. A primeira e mais importante medida quando usar um programa de envio e recebimento de e-mails instalado em seu computador e NÃO deixar a sua senha salva no programa. Desta forma caso seu computador seja infectado por um vírus seu programa de envio e recebimento de e-mails não será usado para o envio de spam ou ainda não terá suas senhas enviadas para terceiros.

5. Configure seu programa de envio e recebimento de e-mails para efetuar a conexão ao servidor pop3, imap e smtp usando uma conexão segura SSL. Os servidores de e-mail costumam usar uma porta diferente para conexão com SSL. O padrão para conexão com SSL é que o POP3 seja na porta 995, o IMAP na porta 993 e o SMTP na porta 465. Mesmo que seu domínio não tenha um certificado de segurança a conexão SSL pode ser utilizada.






  • e-mail, fraudes, conta
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Como faço para configurar o ThunderBird 2.0?

Siga as instruções abaixo para configurar o ThunderBird 2.0. 1. Com o ThunderBird aberto, clique...

Como faço para alterar a senha do meu e-mail?

Passo a passo para alterar a senha do seu e-mail nos painéis de controle cPanel e Plesk. No...

Como faço para configurar meu e-mail no iPhone, iPad e iPod no cPanel?

Descubra o passo a passo para configurar seu e-mail no painel de controle do cPanel para iPhone,...

O que significa a mensagem de erro "Mailbox quota exceeded"?

A mensagem de erro "Mailbox quota exceeded" significa que a caixa de e-mail para onde a mensagem...

O que é registro SPF?

A sigla SPF que significa Sender Policy Framework especifica que máquinas estão autorizadas a...